Páginas

27.4.13

PERU SEM MACHU PICCHU: SETE MOTIVOS PARA CONHECER LIMA


FOTO MB: NO CENTRO HISTÓRICO

Ainda com o propósito de desembarcar em todos os países da América do Sul, apontei a bússola para o Peru. Algumas limitações me desviaram do roteiro óbvio (Lima – Cusco – Machu Picchu) e sugeriram o desafio de vivenciar a capital peruana durante 7 dias.  Desafio? Sim, pois todo relato que encontrei cita Lima como passagem para Cusco e 3 dias como sendo o suficiente para visitá-la.  Pois saibam que deu muito certo! É possível, sim, desfrutar de uma semana inteirinha nessa cidade de 10 milhões de habitantes sem pensar em monotonia. É isso que vou defender daqui por diante.

¡Escápate de la rutina y conoce... Lima!
A CIDADE MERECE MAIS QUE 3 DIAS

FOTO MB: PLAZA DE ARMAS

1 - Lima não é originalmente turística e, portanto, seus atrativos não estão expostos. Mas estão lá e valem um olhar mais curioso. Para isso é preciso tempo. Além do mais, Lima reúne vestígios de todas as culturas peruanas, o que facilitará a sua circulação por um país com regiões tão distintas (costa, selva e serra).

FOTO MB: A TROCA DE GUARDA DO PALÁCIO

2 – O Centro Histórico, no Cercado de Lima, requer mais de um dia de exploração. São vários museus com diferentes acervos (colonial, religioso, pré-hispânico), arena de touros, casario colonial, galerias de arte, a cerimônia da troca de guarda do Palácio do Governo, igrejas belíssimas, restaurantes de comida típica e a rotina de um grande centro para ser observado.
FOTO MB: RETABULO SECULO XVIII

3 – As Huacas (sítios arqueológicos religiosos) rendem um bom passeio. Reserve pelo menos 1 dia para isso, pois duas delas são muito interessantes: Huaca Pucllana e Huaca Huallamarca. Para conhecer Pachacámac, nem se fala. O sítio dista 40km de Lima.
 FOTO MB: HUACA EM MIRAFLORES

4 – A gastronomia é um ponto forte. Da comida criolla à dos chefs, comer por lá é uma experiência muito agradável. E são tantos os bons restaurantes que você precisará de vários dias. Só não me senti à vontade com as comidas de rua e, pela primeira vez, não experimentei.

FOTO MB: O MODERNO ESTÁDIO NACIONAL E A ESTAÇÃO DO METROPOLITANO

5 – É esclarecedor conhecer os municípios (bairros) ao redor do quadrado de Lima, observando e desfrutando de suas características e atrativos. Barranco, San Izidro, Miraflores e Pueblo Libre são, na minha opinião, o mínimo a ser visto.

FOTO MB: A PREFERÊNCIA NACIONAL

6 - Beber Inka Cola, pisco sour e chicha morada na origem. Brincadeirinha! Mas é legal ter um dia de ócio contemplativo, certo? Para isso, desfrute dos parques, visite a feira gastronômica que acontece todos os sábados no Centro Histórico, faça uma longa caminhada no malecón, ande de bicicleta (há passeios noturnos) ou salte de parapente sobre o Oceano Pacífico.

7 – Com um dia a mais você poderá fazer um passeio de lancha pelas 3 ilhas da capital (ao norte) ou até as Ballestas (ao sul), com direito a um banho de mar com leões marinhos.