Páginas

15.10.12

SIMBORA PARA O LITORAL DO PARANÁ? GUARAQUEÇABA

Guaraqueçaba não se intimida com a chuva, segue calma e tranquila, na maior área remanescente de Mata Atlântica do Brasil. Está a 180 km de Curitiba e cercada por áreas de proteção ambiental. Prato cheio para quem gosta de contemplar a natureza. Por sua estrutura, é local estratégico para conhecer a região. E se ela, a chuva, impediu os tradicionais passeios (Salto Morato, Trilha do Quitumbê, Superagui e demais ilhas), não impediu o descanso e a contemplação. Para isso a Pousada do Biguá foi perfeita. Então, vamos ao passo a passo do que foi este final de semana.

FOTO MB: OBSERVANDO GAIVOTAS NO TRAPICHE

Ao contrário do habitual, essa viagem foi minimamente planejada: de concreto, as reservas para hospedagem e o boletim Climatempo afirmando que o feriado seria frio e chuvoso. Resolvi apostar no merecido descanso e comecei a aventura deixando o carro em casa, por não querer enfrentar estrada com chuva no feriadão. Quatro horas depois da decisão efetiva de viajar sem carro, desembarquei em Paranaguá.  Um recorde, já que antes de comprar as passagens nem tinha feito a mala! A garoa não impediu a caminhada de 300 m até o Camboa Resort Hotel, escolhido de acordo com a estratégia básica do viajante "se chover, vá ao museu". No meu caso, museu foi sinônimo de resort... Ao abrigo da chuva, pude jantar, ver a pré produção do lançamento de vários livros sobre fandango e tomar um drink. Poderia até ter visto o capítulo de Avenida Brasil, que bombava no telão do lobby.

FOTO MB: AS PISCINAS DO CAMBOA HOTEL RESORT DE PARANAGUA 

No final da manhã seguinte, caminhei até o pier de embarque para Guaraqueçaba. Nunca resisto ao encanto das casas coloniais dessa caminhada, que contou com uma paradinha no Mercado do Café pra comer o pastel de banana e o de camarão.


FOTO MB: LATERAL DA IGREJA DE SÃO BENEDITO, VISTA DO BOTECO DO NETO (FUNDADO EM 1939); ABAIXO, CASARIO E MERCADO.

FOTO MB: CASA CECY - construída para servir de moradia e de comércio. Ali foi instalada a "Padaria Cecy" que funcionou até o início da década de 60.



FOTO MB: Casa Monsenhor Celso (Casa da Cultura) 

ENFIM, GUARAQUEÇABA
Duas horas e meia depois de embarcar no Marujo, estava em Guaraqueçaba, cidade quase na divisa com São Paulo e que de tão pequena, pier e praça central se confundem. A primeira vista, a muralha formada por hotéis, restaurantes, pousadas e quitanda pode ofuscar a natureza exuberante, mas basta erguer os olhos para a Mata, para o Morro do Tromomo ou, ainda, perder o olhar nas águas e ilhas, que ela nos invade.



FOTO MONTAGEM MB

Confesso que quando pisei em terra firme minha meta era buscar a Praça Central para fazer o check in na Pousada do Biguá o mais rápido possível. Não fosse a presença do Sr. Munir, eu teria caminhado muito mais que os trinta passos necessários para chegar lá. Eu desembarquei no cantinho direito da Praça Central e não sabia!

FOTO MB - RECEPÇÃO E VARANDA EXTERNA DOS QUARTOS - ÓTIMO LUGAR PARA CONVERSAR!


O Café da Flora, praticamente um anexo da Pousada, só funciona na alta temporada. Mas o ótimo café da manhã da Biguá incluiu os ma-ra-vi-lho-sos muffins de nozes e chocolate do cardápio. Quer saber? Não vou falar muito mais sobre a Pousada, apenas digo que me hospedaria lá novamente, de olhos fechados, tanto por sua localização quanto, e principalmente, pelos serviços e ambiente agradabilíssimo.
A segunda boa surpresa do dia foi a casquinha de siri da Mercearia Rodrigues. Gente, que coisa gostosa! Ali, no outro extremo da Praça Central, aberta de manhã à noite, a Mercearia foi um porto seguro: lugar com decoração muito simpática, de poucas mesas, com música ambiente da melhor qualidade e de cardápio simples e saboroso.

FOTO MB: AS FOTOS DA CIDADE NO ANO DE INAUGURAÇÃO DA MERCEARIA ORGANIZADAS NAS PAREDES É PRA LÁ DE INTERESSANTE.


FOTO MB: DETALHE DO BALCÃO
FOTO MB: IGREJA NOSSO SENHOR BOM JESUS DOS PERDÕES - A PRIMEIRA CONSTRUÇÃO DA CIDADE, ERGUIDA EM 1838.


FOTO MB: NO CAMINHO PARA A COOPERATIVA DE ARTESÃOS E O RESTAURANTE DO POLACO (QUE PEIXE SABOROSO!)

FOTO MB: BARCO DE TRANSPORTE DE ESTUDANTES
FOTO MB: TRAPICHE DA ARTE NOSSA - Na cooperativa de artesãos Arte Nossa, você encontra  trabalhos feitos com escama de peixe, fibra de bananeira, barro cozido e outras coisitas mais. 


Dessa vez não tive a graça de conhecer Guaraqueçaba sob o sol, que caprichoso só apareceu na segunda-feira depois do feriado. Não vi golfinhos, papagaios, micos ou biguá. Conclusão: vou ter que voltar!

RESUMO DA OPERA:

Salto Morato, é uma cachoeira de 130 metros de queda; a Trilha do Quitumbê, tem 800 metros e termina em um mirante com vista panorâmica da cidade e da baía; Superagui, 45 mil hectares que engloba as ilhas de Superagui, das Peças, do Pinheiro e do Pinheirinho, acessadas por passeios de barco que levam às praias.

Preço da passagem Curitiba - Paranaguá - Curitiba pela viação Graciosa - R$ 37,00
Preço da passagem Paranaguá - Guaraqueçaba - Paranaguá no barco do Marujo - R$ 40,00

Use dinheiro em espécie, já que a conexão nem sempre favorece o uso de cartões nos poucos estabelecimentos que aceita esse tipo de pagamento.

VEJA OS DEMAIS POST SOBRE O PROJETO DOMÉSTICO "SIMBORA PARA O LITORAL DO PARANÁ"

PARANAGUÁ - ANTONINA - MORRETES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

Powered By Blogger